Recentemente vimos uma matéria sobe as fazendas de likes, onde centenas, milhares de smartphones ficam online 24h por dia para que os perfis nas redes sociais dos contratantes ganhem seguidores e likes, sem a adesão de pessoas reais. Mas o que leva as pessoas a pagarem por tal serviço?
Este “culto aos números” é justificável?
Poderíamos pensar que quanto mais seguidores você tem, maior a sua presença virtual, certo? Errado! Uma simples analogia com o “mundo real” pode nos ajudar a ter uma visão clara sobre isso. Imaginem um comércio com uma multidão de pessoas à sua vitrine, mas sem comprar qualquer produto. Não seria melhor se houvesse uma pequena quantidade de consumidores, porém fiéis e engajados, que se identifiquem com a marca, serviço ou produto oferecido?
Por outro lado, pessoas tendem a seguir perfis com um maior número de seguidores pois querem fazer parte da multidão. Neste sentido, pode-se pensar que é possível ganhar novos seguidores reais somente por ter um grande número inicial deles, reais ou não. Mas, novamente, voltamos à questão da qualidade versus quantidade: estes novos seguidores não correspondem a um maior reconhecimento do seu perfil, seja ele um serviço, produto, pessoa pública, etc., pois a maioria destes podem ser de usuários indiferentes.
OK, chegamos à conclusão de que ter seguidores falsos não ajuda, certo? Sim, mas é muito mais do que isso. Não somente não ajuda, mas atrapalha. E muito!
Resumimos 3 razões para você nunca, jamais, comprar seguidores e likes:
- Falta de engajamento e perda de métrica
Seguidores falsos são robôs, contas inertes ou, na melhor das hipóteses, pessoas reais que te seguem para que outras as sigam de volta (existem inúmeros aplicativos voltados para isso). Quando um seguidor real, engajado, interage com seu perfil, certamente esta interação propagará por sua rede de contatos. Se o conteúdo é de real interesse do seu seguidor, ele irá compartilhar com amigos, marcá-lo, tecer comentários úteis que o ajudarão a pensar em futuras postagens. O sucesso de sua postagem lhe dará uma métrica perfeita para constante melhora, o que certamente gerará novos seguidores reais e interessados no seu conteúdo. Tal métrica se perde quando seus likes são falsos.
- Perda de confiança
A conta é simples: suponha que determinado perfil tenha milhares de seguidores, mas cada uma de suas postagens possua apenas algumas dezenas de likes e pouquíssimos comentários úteis. Seus seguidores, provavelmente, são falsos. Qualquer pessoa pode perceber isso, e certamente comprar seguidores não é a melhor das reputações.
- Falta de influência
Lembre-se, o que importa é a qualidade, não a quantidade. São os poucos seguidores reais que se identificam com você que irão propagar a sua mensagem. O resto é ruído.
Conclusão; se você pretende comprar seguidores e likes, pondere o que acabou de ler. Mas o mais importante, se você pretende associar seu serviço a algum perfil nas redes sociais, procure alguém cujos seguidores sejam reais e que se identifiquem com aquilo que você tem a oferecer.
A métrica de sucesso real não é o número de seguidores que você tem, mas a qualidade destes.