Grupo Interdisciplinar de Divulgação e Educação em Lógica e Inteligência Artificial

Nosso foco é desenvolver nos estudantes e professores habilidades e competências atreladas à resolução de problemas por meio da elaboração e construção de dispositivos automatizados e robóticos, além da criação de algoritmos e programas lógicos, como bases para o fomento do interesse pela Inteligência Artificial (IA) e entendimento de suas implicações sociotécnicas, incluindo seus impactos éticos.

Proponente:  Walter Alexandre Carnielii (Professor Titular, CLE e IFCH, Unicamp). Equipe: Juliana Bueno-Soler (Professora-Doutora Adjunta, FT- Unicamp Limeira, Ana Cláudia Golzio (Pós-Doutoranda, Unesp- Marília), Mariana Matulovic da S. Rodrigueiro (Professora-Doutora Adjunta, Unesp Tupã), Luiz Henrique Silvestrini (Professor-Doutor Adjunto, Unesp Bauru), Rafael Testa (Pesquisador Associado, CLE- Unicamp). Colaborador: Flávio de Godoy Carnielli (Historiador, professor de ensino médio, produtor cinematográfico)

Apoio

Projetos em andamento (SNCT2020)

Na direção de uma sociedade rumo ao chamado paradigma 4.0, preparar e motivar estudantes para a era da Inteligência Artificial deixou de ser apenas uma opção para tornar-se um dever da democracia digital. Tendo e vista que tecnologias como Big Data, Mineração de Dados, Manufatura Aditiva, Cyber-mundo, IoT e Ontologias estão sendo integradas ao cotidiano (de modo evidente ou por computação oblíqua), tal tarefa pedagógica envolve não somente educar os estudantes enquanto utilizadores destas ferramentas digitais mas também, e sobretudo, prepará-los como inovadores. Veja abaixo alguns de nossos projetos desenvolvidos para a 17a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – Governo Federal.

Nosso objetivo

A inteligência Artificial é muito mais do que simples algoritmos – ela envolve um alto grau de criatividade, de raciocínios verbais e lógico-matemáticos, e de uma aproximação com a Filosofia não somente por seus aspectos éticos mas também ligados à filosofia da ciência (incluindo as noções de evidência, verdade e causalidade).

As atividades do grupo estão divididas em quatro objetivos principais: (1) desenvolver material didático com componentes eletrônicos de baixo custo; (2) elaborar e divulgar gratuitamente projetos de dispositivos automatizados e robóticos, (3) produzir material para o ensino de programação básica, e (4) produzir material didático-pedagógico multidisciplinar que aborde as implicações sociotécnicas da IA desde a sua elaboração até o seu desenvolvimento e uso.

Agenda de Eventos - Siga o IdeIA+ nas redes sociais 😉